sexta-feira, 8 de agosto de 2008

E.U.A.


Brasil rico








Aspectos físicos

Brasil:
O Brasil é o quinto maior país do mundo em área: tem 1,7% das terras emersas e ocupa 47% da América do Sul. Está localizado na porção centro-oriental deste continente, com seu litoral banhado pelo oceano Atlântico. O Brasil tem uma área total de 8.514.876 [1] [2] km² que inclui 8.456.510 km² de terra e 55.455 km² de água. O ponto culminante do Brasil é o Pico da Neblina.O relevo do Brasil é formado por planaltos e planícies. Os planaltos ocupam a maior parte do território brasileiro. Os principais planaltos são o Planalto das Guianas no extremo norte e o Planalto Brasileiro no centro-oeste, no nordeste, no sudeste e no sul. As principais planícies são: a Planície Amazônica no norte, a Planície do Pantanal no sudoeste e a Planície Costeira ou Litorânea banhada pelo Oceano Atlântico.om 2.994 m[3]; o ponto mais baixo é o nível do mar.
As principais bacias hidrográficas do Brasil são: a Bacia do rio Amazonas no norte, a Bacia do Tocantins-Araguaia no centro, a Bacia do São Francisco no leste, a Bacia do Paraná no centro-sul, a Bacia do Paragua no sudoeste, a Bacia do Uruguai no extremo sul, a Bacia do Atlântico Sul no litoral sul, a Bacia do Atlântico Sudeste no litoral sudeste, a Bacia do Atlântico Leste no litoral leste, a Bacia do Atlântico Nordeste Oriental no nordeste e as Bacias do Parnaíba e a do Atlântico Nordeste Ocidental no meio-norte.
O Brasil tem diferentes tipos de vegetação. Os principais são: a Floresta Amazônica no norte, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Mata das Araucárias no sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, o Complexo do Pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.


Estados Unidos:
A leste e bordeando a costa Atlântica encontramos os Montes Apalaches, de modesta altitude. A oeste encontramos os planaltos e cordilheiras importantes como as Montanhas Rochosas, Serra Nevada e Cascata Range. Esta zona caracteriza-se por combinar alturas de 3.300 m dos Montes Baker, com profundas depressões como a do Grande Vale da Morte (86 m sob o nível do mar), com os lagos salgados o Lago Utah e o deserto do Colorado.Entre estas cadeias montanhosas encontram-se As Grandes Planícies.
O clima varia muito, conforme a região, devido ao extenso território americano. Assim, nas grandes planícies o clima continental é dominante, enquanto mais ao sul o clima passa a ser subtropical (Flórida). Para Oeste, entre as Rochosas e as cordilheiras costeiras, que possuem clima de montanha, encontra-se uma vasta zona de clima desértico e subdesértico, e na costa do pacífico, o norte possui clima oceânico e para sul, o aumento das temperaturas e a diminuição das precipitações dão lugar a um clima mediterrâneo, que apresenta invernos suaves, verões quentes e poucas chuvas.
Existem bosques de coníferas na região das Montanhas Rochosas, estepes e pradarias nos Apalaches, imensos campos de algodão na zona do Golfo do México, vegetação ártica nos cumes mais altos e todo tipo de cactos e plantas xerófilas nas zonas desérticas. No comprimento e largura do território há bosques de abetos nas zonas ao redor do rio Hudson, ácers, carvalhos, olmeiros, nogais, faias e tilos na zona ocidental, chaparrais na Califórnia, abetos vermelhos de Washington e artemisias, pinheiros, zimbros e carvalhos em Orégon.
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta. O objeto de estudo da hidrografia é água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1.380.000.000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta.